(11) 2203-5398 / (11) 2952-2826    |      contato@odontotanaka.com.br

Agende sua consulta
A saúde bucal e nutrição estão mais relacionadas que muitas pessoas imaginam. É isso mesmo: o que você come pode influenciar de forma direta nas condições da sua boca, evitando (ou favorecendo) o aparecimento de cáries e fortalecendo (ou desgastando) os dentes.Para entender melhor como os hábitos alimentares podem influenciar na sua boca, não deixe de ler a postagem de hoje. Fizemos uma abordagem esclarecedora sobre o assunto. Vamos lá?Como a nutrição pode interferir na saúde bucal?Se você ficou curioso, veja abaixo a influência da nutrição em diferentes aspectos:Aparecimento de manchasAlguns alimentos com corantes podem dar aquele aspecto manchado e desgastado para o dente. Embora possa parecer um pouco estranho, é mais comum que muitas pessoas imaginam, atingindo milhares de amantes de vinho, café, refrigerante e vários outros alimentos.Doenças periodontaisAlgumas dietas também podem estimular o aparecimento de algumas doenças, principalmente aquelas focadas na perda de peso. Isso porque as que têm um perfil mais saudável são focadas em vitaminas, fibras e sais minerais.Quando cortamos muitas dessas coisas, podemos comprometer o funcionamento do organismo em vários aspectos. Um deles é a diminuição da salivação e, por consequência, uma maior produção de saburra.Além disso, podem haver mudanças na gengiva e periodonto. Como você deve imaginar, isso é meio caminho andado para o aparecimento de doenças na região.Dor de denteDor de dente é uma situação nada agradável, comprometendo a mastigação e, por consequência, a absorção de alimentos. Como a função dos dentes fica reduzida, é natural que não consiga “performar” de forma completa.Mau…
Compartilhe nas redes sociais:
Não é exagero afirmar que o sorriso faz parte da história humana e da nossa evolução como espécie. Pesquisas demonstram que o hábito de comunicar uma emoção usando a boca e os dentes, muitas vezes sem emitir som algum, está presente em todas as fases da vida e tem uma função social importante.Mesmo que em algumas culturas o sorriso aberto ainda esteja reservado a contextos mais privados, o avanço das tecnologias, da Internet e das redes sociais fez com que captar (e compartilhar) esses momentos se tornasse algo corriqueiro. É uma mudança que reforçou em nosso dia a dia a preocupação com o que podemos chamar de qualidade do sorriso, questão diretamente ligada à saúde bucal.Ora, quem nunca ouviu frases do tipo: “o sorriso é o nosso cartão de visitas”, “um belo sorriso melhora a autoestima” ou “o sorriso é alma do negócio?”.Atualmente, a busca pelo sorriso perfeito conta com aliados importantes no consultório do dentista. Entre esses recursos, estão as “lentes de contato dental“, expressão popular para uma tecnologia cujo nome técnico correto é “laminados cerâmicos ultrafinos”.Eles são preparados e cimentados sobre os dentes do paciente, um a um. Falamos de lâminas que têm entre 0,2 e 0,5 milímetros de espessura e que, por serem tão finas, são comparadas às lentes de contato destinadas aos olhos.Como funciona esse processo?Para saber se você é candidato ao procedimento de instalação das “lentes”, o primeiro passo é procurar um cirurgião-dentista, profissional que examinará seus dentes e verificará se o uso das facetas…
Compartilhe nas redes sociais:
De acordo com os pesquisadores da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, em níveis elevados, as bactérias são capazes de aumentar o risco da doença em até 21%. No entanto, ainda não se sabe como o acúmulo de placas bacterianas – ou até mesmo a gengivite e a periodontite, doenças que elas causam –, estão relacionadas ao desenvolvimento dos tumores.O estudoOs cientistas coletaram amostras da microbiota bucal de cerca de 122.000 pessoas durante 10 anos. Depois desse período, 106 participantes desenvolveram câncer de esôfago. Nesses indivíduos, foram encontradas bactérias em quantidades superiores.Segundo os autores do estudo, esse tipo de câncer é oitavo mais comum e o sexto maior causador de mortes por câncer no mundo. Devido ao fato de os casos da doença serem descobertos já em estágio avançado, as chances de cura são raras, com uma taxa de sobrevivência entre 15% e 25%.Higiene bucal“Nosso estudo indica que o entendimento da microbiota bucal pode levar a estratégias de prevenção do câncer de esôfago ou, pelo menos, a descoberta da doença em estágios iniciais”, disse Jiyoung Ahn, principal autora do estudo.Pesquisas anteriores já mostraram que algumas infecções bucais podem estar associadas ao câncer de boca, cabeça e pescoço. Segundo Jiyoung, higiene bucal diária e visitas regulares ao dentista devem ser encaradas como de extrema importância não só para a manutenção da saúde bucal, mas também como forma de prevenção a outras complicações, como o próprio câncer.
Compartilhe nas redes sociais:

Nossos Contatos

  Avenida Nova Cantareira, 1984 Cj - 124 12o. Andar - Tucuruvi - São Paulo/ SP

  (11) 2203-5398 / 2952-2826

  contato@odontotanaka.com.br 

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO 

  Segunda a Sexta das 7:30hs às 12:00hs - 14:00hs às 18:00hs - Sábados 7:30hs às 12:00hs